Quem Somos


O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 27 de Dezembro de 2000 por um grupo de pais de crianças surdas, se tornando a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Somos a única escola bilíngüe do estado e a única da Região Nordeste que contempla toda a Educação Básica, assinalando um marco na história da educação dos surdos em Sergipe. 

Após anos de luta dos pais das crianças e adolescentes surdos na busca do acesso à escola para seus filhos, os quais passavam por defasagem escolar, sem desenvolvimento acadêmico-escolar adequado, sentiu-se a necessidade da soma de esforços pela criação de uma Escola Especializada para Surdos, adotando a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Esse esforço deu origem ao importante projeto do IPAESE que é hoje um referencial em educação especializada para surdo em Sergipe.

A filosofia de ensino é bilíngue, ou seja, adquire-se o conhecimento através da sua primeira língua L1 – LIBRAS, e como segunda língua L2 – o Português escrito, conforme dispositivo de lei há maior possibilidade de autonomia por parte do aluno surdo dos conhecimentos gerais, sua cultura e identidade surda.

O objetivo do IPAESE é inserir o surdo dentro do contexto do processo educativo buscando uma convivência harmônica nos diversos níveis sociais tais como no mercado de trabalho, na família e no próprio exercício da cidadania, levando em conta sua peculiar diferença e consequentemente reestruturar o pensamento educacional sobre a comunidade surda.

A relevância dos serviços prestados e a seriedade com que executa as atividades levaram a entidade a ser reconhecida de Utilidade Púbica Federal, conforme Portaria 1.276 de 27 de agosto de 2007; Estadual pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Lei nº 4.796 de 05 de maio de 2003 e de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 3.125 de 15 de outubro de 2003.